Memorial Nacional do Arroz é uma atração imperdível na 24ª FENARROZ

Memorial Nacional do Arroz é uma atração imperdível na 24ª FENARROZ

Durante a 24ª edição da FENARROZ - Multifeira do Agronegócio, que acontecerá de 28 de maio a 02 de junho no Parque da Fenarroz, em Cachoeira do Sul, o Memorial Nacional do Arroz, administrado pela Amicus (Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura) e Fenarroz, se destaca como uma atração imperdível. Com um vasto acervo que vai desde tratores e equipamentos de irrigação até ricas coleções bibliográficas, o memorial preserva e expõe a rica história da orizicultura.

 

Este ano, as atividades se expandem com iniciativas especiais já na semana anterior ao evento. Em uma colaboração entre a Amicus e o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM Campus Cachoeira do Sul, serão realizadas oficinas de manutenção que visam a capacitação de pessoas para a conservação dos valiosos maquinários e artefatos do Memorial, com a participação do restaurador Antonio Sarasá.

 

Durante a FENARROZ, o Memorial também sediará oficinas com o engenheiro agrônomo Jaceguay Barros, que guiará os participantes pela história do desenvolvimento tecnológico dos equipamentos, que estão organizados cronologicamente no museu. Este será um momento ímpar para aprender sobre os avanços técnicos e a história do cultivo do arroz em nossa região.

 

Além disso, está na programação da AMICUS um painel especial com a pesquisadora Mirian Ritzel, abordando "O Simbolismo do Arroz", enriquecendo ainda mais a programação.

 

O Memorial Nacional do Arroz, que recebeu o prêmio AGRO como entidade do ano em 2022, continua sendo um espaço vital para a celebração e educação sobre a cultura do arroz. Através dessas atividades, a Amicus e a Fenarroz reforçam seu compromisso com a preservação da herança cultural e com a promoção do agronegócio na região.

 




Veja mais notícias