
A 24ª Fenarroz começou nesta terça-feira (06) com um dia chuvoso, mas com grande público no Espaço AgroTec, trazendo inovações para esta edição da feira, que se estende até domingo, 11 de agosto, no Parque da Fenarroz, em Cachoeira do Sul.
Abrindo a programação técnica do Espaço AgroTec, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promoveu o Seminário Técnico do Arroz Irrigado, reunindo produtores rurais e trabalhadores do setor. Os palestrantes Dr. Cleiton J. Ramão e M.Sc Luiz Fernando Siqueira abordaram temas relevantes como a integração lavoura-pecuária, os benefícios e desafios na lavoura arrozeira, o manejo de entressafra, o novo cenário da lavoura de arroz, bioinsumos, entre muitos outros. Sob a moderação do técnico agrícola Marcelo Silva de Freitas, o público participou ativamente dos debates e discussões.
Na parte da tarde, a programação contou com a palestra de M.Sc Carlos Mariot, também do Irga, que explanou sobre o cenário da resistência de plantas daninhas na lavoura irrigada e o manejo em terras baixas. Em seguida, a Dra. Jossana Cera do Irga discutiu o impacto do El Niño de 2023/24 no RS e as expectativas para a próxima safra. O seminário encerrou com um enriquecedor debate conduzido pelo Eng. Agr. Ricardo Tatsch.
Nesta quarta-feira (07), segundo dia de feira, o Espaço AgroTec trará o Hackathon de Inovação - Cocria Agro, uma competição de soluções voltadas para um problema surpresa na temática do agronegócio. Coordenado e realizado pelo SENAI Cachoeira do Sul, o evento aplicará uma metodologia que revisa formas de análise e solução de problemas, incentivando a criação de soluções de mercado. As equipes competidoras receberão uma situação-problema que deve ser resolvida com a criação de um modelo de negócio.
A 24ª Fenarroz promete ser um evento de grande relevância para o agronegócio, reunindo especialistas, inovações e debates que contribuirão significativamente para o setor e para a reconstrução do agronegócio.