Edições Anteriores




FESTA DO ARROZ - 1941

Fenarroz: o maior evento de Cachoeira do Sul e a maior feira orizícola das Américas

Inaugurado em 1968, durante a realização da II Feira Nacional do Arroz, o Parque da Fenarroz possui pavilhão para exposições, o Ginásio de Esportes D. Pedro I (inaugurado em 1972), o CTG José Bonifácio Gomes (inaugurado em 1957), pistas para rodeios e remates de gado e para caminhadas. A sede do Sindicato Rural de Cachoeira do Sul, antiga Escola de Agricultura e Criação do Município.

O espaço abriga as edições da Fenarroz, feira de negócios voltados ao setor orizícola.

O maior evento de Cachoeira do Sul foi criado, inicialmente, para assinalar com festa a crescente produtividade das lavouras de arroz e as indústrias do setor instaladas no Município. Era a oportunidade de comemorar a abertura da colheita do cereal e o sucesso da produção.

Nas primeiras edições, a feira tinha características mais de festa do que de feira de negócios. Com o passar dos anos, a evolução global da economia forçou uma adequação do perfil da Fenarroz, que se adaptou aos novos momentos, se transformando naturalmente em Feira Nacional do Arroz. Foi a época do arroz ser valorizado no mundo dos negócios, transformando nosso evento na grandeza que detém atualmente.

Por consequência deste processo de industrialização do plantio, da colheita e do beneficiamento do arroz, as grandes indústrias do setor fizeram o caminho inverso ao que até então era visível: os fabricantes de novas tecnologias passaram a perseguir a feira de Cachoeira do Sul.

A Fenarroz teve a sua primeira edição no ano de 1941 e a última realizada até agora, em 2018, sempre marcada por boas perspectivas do mercado agrícola, especialmente a cultua de arroz. A história da feira também se mescla com a da cidade de Cachoeira do Sul.


I FESTA DO ARROZ - 1941

Ocorreu na cidade uma festa para comemorar a grande colheita de arroz daquele ano e o pioneirismo de Cachoeira do Sul. As ruas da cidade estavam decoradas com o produto, vários turistas foram a cidade prestigiar o evento, tornando a Festa do Arroz um sucesso. Porém, no final do ano de 1941, ocorreu uma grande enchente no Rio Jacuí e seus afluentes. Até as partes mais altas da cidade haviam sido invadidas pelas águas. Existiram crenças na época de que teria sido castigo pela demasiada comemoração da colheita. O presidente da primeira edição da Fenarroz foi Floriano Neves da Fontoura.


PRESIDENTE: CYRO DA CUNHA CARLOS (PREFEITO MUNICIPAL)

RAINHA: LUCI MARQUES RIBEIRO

PRINCESAS: EMERITA CARVALHO BERNARDES, RUTH NEVES DA FONTOURA, LEDA DUARTE E IVONE SCHIRMER

PERÍODO: 9 A 16 DE MARÇO DE 1941

CARÁTER: REGIONAL

AUTORIDADES VISITANTES: CEL. OSVALDO CORDEIRO DE FARIAS (INTERVENTOR FEDERAL), AVONI CORDEIRO DE FARIAS (1ª DAMA DO RS), FORTUNATO PIMENTEL (SECRETÁRIO DA LIGA DE DEFESA NACIONAL), ATALIBA PAZ (SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DO ESTADO), MAJOR CACILDO KREBS (DIRETOR DO IRGA)

PROMOÇÕES: CORRIDA DE AUTOMÓVEIS, DESFILE DE MÁQUINAS, BAILES, LAVOURA EM MINIATURA NA PRAÇA JOSÉ BONIFÁCIO.




edição seguinte




veja mais




© Feira Nacional do Arroz  >  21ª Fenarroz - Multifeira Internacional  >  12 a 17 de outubro de 2021

Telefone: +55 (51) 3722 2425 e (51) 3724 1616   -   E-mail: fenarroz@fenarroz.com.br
Fotos: Estúdio Niágara, Colortec, Robispierri Giuliane, SulFotos, JE Mídia Visual, Sérgio Ellwanger
Veja nossa página no Facebook Admin S-maq Soluções Web